style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Fotos: Brigada Militar (Divulgação)
No primeiro dia, 45 pessoas foram identificadas, 23 veículos fiscalizados e um suspeito preso por posse de munição
A Brigada Militar lançou nesta sexta-feira uma nova operação para combater a violência em Santa Maria. O objetivo é a prisão de foragidos, a apreensão de armas, drogas e munições, de modo a evitar os crimes violentos, além da prevenção criminal de modo geral.
A Operação Santa Maria Segura é uma resposta à crescente onda de assassinatos no município. Nos primeiros quatro meses de 2022, o número de homicídios já chega a 26, um aumento de 62% em relação a igual período do ano passado, quando 16 pessoas foram assassinadas. Houve, ainda, dezenas de tentativas de homicídios nesse período. Segundo a Polícia Civil, a maioria dos crimes está ligada às brigas entre facções criminosas envolvendo a disputa pelo tráfico de drogas.
O cenário em Santa Maria é semelhante ao verificado em outros municípios gaúchos, onde a atuação de facções tem levado medo à população. Em Rio Grande, no sul do Estado, operações policiais buscam desarticular os grupos fortemente armados que já causaram a morte de 41 pessoas neste ano.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, repassou orientação aos policiais antes do início das ações nas ruas/
HELICÓPTERO
De acordo com a Brigada Militar, a presença de policiais nas ruas, que já é uma atividade priorizada pela corporação, intensificou-se nesta sexta com o apoio do Batalhão de Aviação. O helicóptero da BM está em Santa Maria para o patrulhamento aéreo. O 2º Batalhão de Polícia de Choque também participa das ações.
Na manhã desta sexta, após orientações dadas pelo comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, os policiais realizaram ações ostensivas e preventivas que resultaram na identificação de 45 pessoas, na fiscalização de 23 veículos e na prisão de uma pessoa por posse ilegal de munição.
O balanço do primeiro final de semana da operação será divulgado na próxima segunda-feira.
OUTRAS OPERAÇÕES
Uma primeira operação especial de combate à criminalidade foi deflagrada pela BM em janeiro deste ano. Em setembro de 2021, foi realizada a primeira operação do gênero. Nas duas oportunidades, o helicóptero da Brigada foi utilizado para o policiamento aéreo do município.